segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Judô: Ennilara Lisboa leva o Tocantins para o topo

Parecia que este não seria o ano de Ennilara Lisboa, 14 anos, judoca da Ulbra e aluna do Colégio Marista. Após seu terceiro bronze consecutivo no Brasileiro Regional, em Mato Grosso, ela não foi bem nas finais do Brasileiro, enfrentou problemas com a balança e foi obrigada a subir da categoria meio-médio para médio. Tudo levava a crer que sua viagem a Fortaleza para lutar as Olimpiadas Escolares seria "turismo". Mas no final, seu passeio foi mesmo no tatame.

Três vitórias por ippon e uma por yuko a levaram à final contra a representante do estado de São Paulo, grande "bicho-papão" dos JEB's. "Nossa, eu fiquei bem nervosa! Já na pesagem eu vi que as meninas eram bem mais fortes e ainda fui fazer final contra a paulista...", conta Ennilara, direto de Fortaleza. "Para ser sincera, nem me passava pela cabeça chegar tão longe".
Outro yuko foi suficiente para que ela escrevesse seu nome em definitivo na história do esporte tocantinense: Primeira Campeã das Olimípadas Escolares pelo Tocantins. Superou inclusive seu colega de treinos, Eduardo Müller, que havia conquistado o bronze em 2007.

Para seu técnico e presidente da Federação Estadual de Judô, Georgton Pachêco, "a Ennilara chegou onde merecia estar. Sempre acreditamos em seu potencial e acredito que isso seja só o começo".

O feito faz da judoca a mais nova tocantinense na briga por uma vaga no Rio 2016, quando estará com 20 anos, idade perfeitamente "olímpica". "Esse resultado deve motivar a todos nós em aumentarmos a carga de treinos para dar chances reais aos nossos atletas em brigar por uma vaga olímpica", é a opinião do coordenador técnico da Fejet, Celso Galdino. "Os talentos estão despontando e chegando entre os "grandes". Precisamos agora de uma estrutura de alto rendimento para não continuarmos perdendo nossas promessas para os grandes centros", conclui Galdino, técnico que acompanhou a equipe tocantinense à Fortaleza. Ele aponta ainda o resultado expressivo de Mayons Niully (ETI-Sul), que repetiu a sétima colocação das finais do Brasileiro, chegando a bater o carioca vice-campeão nacional.

Confira alguns resultados do Judô Tocantinense que também fizeram história:
2005/2007 - Ton Pachêco é Campeão Brasileiro, na Praia Grande-SP e em São Paulo.
2007 - Fred Guerra é Campeão Panamericano (individual e por Equipes), Canadá.
2007 - Eduardo Müller é Bronze nos JEB's, Poços de Caldas-MG.
2008 - Ton Pachêco é Campeão Mundial por Equipes, Bélgica.
2008 - Felipe Landgraf é Campeão do Aberto de Montreal, Canadá.
2008 - Ton Pacheco é Campeão do Aberto de Quebec, Canadá.
2008 - Yuri Vasquez é Vice-Campeão da Copa São Paulo.
2008/2009 - Amanda Müller é Campeã Brasileira Regional em anos seguidos, em Goiânia-GO e Campo Grande-MS.
2009 - Fred Guerra é Campeão Sulamericano, Porto Alegre-RS.
2009 - Eduardo Müller é Bronze na Copa Revelação de São Paulo.
2009/2010 - Fred Guerra é Bronze Mundial, nos EUA e no Canadá.
2010 - Ennilara Lisboa é Campeã das Olimpíadas Escolares - JEB's, Fortaleza-CE.

(Fonte: Ascom Fejet)

0 Comments: