quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Luiz Papa, da Fejet, é convocado para arbitrar seletiva nacional no DF

Sensei Luiz Papa (dir) com o colega Kenji Yamamoto de SP
Neste fim de semana, 05 e 06/02, em Taguatinga-DF, atletas das categorias Sub 17 e Sub 20 disputam seletiva nacional em busca de uma vaga na Seleção Brasileira. Segundo a CBJ, cerca de 800 atletas são esperados.

Do Tocantins, quem foi lembrado pela CBJ foi o Sensei Luiz Sérgio Papa, Coordenador de Arbitragem da Fejet e Aspirante a Árbitro Internacional. O próprio Sensei Papa fala sobre a importância do convite:

"É sempre muito bom ser lembrado e conseqüentemente convocado para participar de eventos de alto nível, seja arbitrando, assistindo ou competindo, pois os mesmos nos auxiliam a melhorar o nível do judô em nosso estado;

Quando participamos destes eventos estamos em contato com os melhores atletas do país, e conseqüentemente, estamos assistindo e observando o que de mais novo está acontecendo no judô em nível nacional. Desta forma ajudamos a trazer para nosso estado inovações e novidades que estão sendo desenvolvidas nas melhores praças de esporte do país!

Ao mesmo tempo em que estamos trabalhando na arbitragem, estamos observando as lutas, e aprendendo com os atletas!

Assim sendo, no tocante à arbitragem, além de estarmos praticando junto aos melhores árbitros da nação, estamos também aprendendo e evoluindo, através da experiência e da prática! E esta evolução e experiência nos ajudam a trazer para os árbitros de nosso estado a melhoria de conhecimento e conseqüente melhoria na prática da arbitragem, que é de suma importância para o desenvolvimento do esporte!"

Ele lembra que em fevereiro haverá clínicas para árbitros e mesários do Tocantins e destaca as dificuldades por que passam os árbitros:

"A arbitragem, principalmente no Judô é uma tarefa muito difícil (é o um dos poucos esportes em que o árbitro tem de ser praticante assíduo da modalidade), pois há muita dinâmica, interpretação e até subjetividade no julgamento!

Desta forma, é imprescindível que os árbitros estejam na maior atividade possível para manter a forma (através da pratica da arbitragem), procurando sempre atualizar seus conhecimentos e participando de eventos de alto nível, como este que ocorrerá em Taguatinga dias 5 e 6 de fevereiro de 2011!"


(Ascom Fejet)

0 Comments: