terça-feira, 25 de agosto de 2009

Brasil é Campeão Mundial Master de Judô com tocantinense na escalação


Fred Guerra: Ouro, Bronze e a Bandeira de Palmas.
Se a inédita medalha de Bronze na competição individual já havia sido motivo de festa, a competição por equipes ainda reservava muita emoção. Isso porque, com o terceiro lugar em minha categoria, a comissão técnica me incluiu na escalação da Seleção Brasileira “A” pela primeira vez em minha carreira. Conseguimos nada menos que a medalha de ouro. Assim, pelo segundo ano seguido, o Tocantins tem um atleta Campeão Mundial Master por Equipes, já que o Sensei Ton Pacheco também obteve o mesmo resultado em 2008, na Bélgica.

O útimo dia de competições do Mundial Master de Judô de 2009 foi consagrador para o Brasil nas categorias Aberto e por Equipes. Um encerramento que não poderia ter sido melhor, com direito a volta olímpica, mergulho da vitória e sete medalhas de ouro.

Destaques
Fernanda Oliveira, que já havia conquistado a sua categoria e o aberto por peso, conquistou neste domingo o Aberto F1 e ainda a competição por Equipes.

Marinho Esteves, que também havia sido ouro pelo segundo ano seguido em sua categoria, fechou a competição com mais um ouro por Equipes e outro no absoluto M1. Para quem não o conhece, pode parecer estranho um atleta de 66kg estar no alto do pódio de uma competição sem limite de peso. Mas só para quem não o conhece...

Jorge Biasio também teve um dia para guardar na memória. Primeiro o clima de possível assimilação da diretoria da World Masters pela Federação Internacional de Judô – FIJ; com isso o dirigente teria ainda mais condições de trabalhar pelo Judô Master. E para fechar, literalmente com ouro, conseguiu sobre o camaronês-americano Chris Medjo o ippon que deu o título de Campeão Mundial para a Seleção Brasileira M3-M4 (40 a 50 anos).

RESULTADOS ABERTO
Marinho Esteves M1 Ouro
Elton Fiebig M2 Ouro
Fernanda Oliveira F2 Ouro
Rosangêla “Índia” F3 Ouro
Ricardo “Boca” Almeida M1 Bronze
Anderson “Xuxu” M2 Bronze
Maria Lúcia Campos F1 Bronze
Rogéria Cozendey F2 Bronze


RESULTADOS EQUIPES
Feminino Aberto - Ouro

Malu Campos
Nora Baur
Fernanda Oliveira
Paula Gabriel

Feminino Aberto - Bronze
Érica Paz
Rosângela Oliveira
Rogéria Cozendey
Fátima Belbone

Masculino M3-M4 - Ouro
Gláucio Bernardes
João Lopes Neto
Nelson Onmura
Artêmio Caetano
Edivaldo Fazzolari
Giné Artero
Jorge Biasio
Helênio Carvalho

Masculino Aberto - Ouro
Vlamir Dias
Fred Guerra
Marinho Esteves
Leonardo Allan
Anderson “Xuxu”
Alexandre Botteon
Elton Fiebig
Ricardo Almeida

Mundial 2010
Após algumas reuniões entre FIJ e World Masters e em meio a certa polêmica quanto ao futuro do Mundial do ano que vem, a WMJA anunciou Montreal-Canadá como a sede da 12ª edição do Mundial. Há quem diga que esta possivelmente seria uma edição unificando as duas entidades.

Próximas competições
- Sulamericano Master, Porto Alegre-RS, 18 e 19 de setembro.
- Brasileiro Master, 6 e 7 de novembro, local a confirmar.
- Panamericano Master, 13 e 14 de novembro, Milford-Massachussets-EUA.

Por Fred Guerra, direto de Atlanta-EUA

0 Comments: