quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Muitas novidades no Judô Máster mundial!

Após pelo menos dois anos de reuniões, discussões e incertezas, finalmente foram tomadas decisões "aparentemente" definitivas quanto ao futuro do Judô Máster mundial. E não é que a FIJ resolveu promover de verdade uma segunda carreira para os judocas que passaram dos 30!?


Para entender melhor:
Após dez anos permitindo que a World Masters Judo Association promovesse o Mundial Máster, ano passado a FIJ resolveu assumir o comando e passou a chamar os "masters" de "veteranos", o que causou certo desconforto. Isso porque o torneio com os 16 melhores do ranking mundial herdou o título de World Masters (aquele de Suwon, na Coreia), enquanto os mais velhos ficaram com o Mundial de Veteranos, adjetivo rejeitado pela maioria. 2010 já começou com um belo acerto: A competição máxima do calendário máster será o "2º Grand Masters World Judo Championships", cheio de pompa, de 27 a 30 de maio, em Budapeste, Hungria.


World Masters da WMJA
Mas o que acontece com o antigo World Masters, aquele organizado pela World Masters Judo Association? Segundo comunicado do Presidente da FIJ, Marius Vizer, o agora chamado 12º Open Masterathelete Judo Championships está confirmado para Montreal, Canadá, de 16 a 22 de agosto, sendo a celebração dos 12 anos de sucesso da World Masters. Ah, e chancelado pela própria FIJ! "Eu sugiro uma cerimônia de encerramento de alto nível, inclusive com a participação da FIJ, para homenagear a diretoria da WMJA pelo comprometimento que tiveram com o Judô Máster desde 1999", disse Marius Vizer em comunicado de 14/01/2010.


12º Open Masterathelete Judo Championships
Com isso a WMJA terá a oportunidade de fazer seus últimos Campeões Mundiais, embora com a chancela da FIJ. Então podemos apostar em uma grande competição em Montreal. Pelo contato que tivemos com o Vice-Presidente da competição, senhor Roger Beauchesne, o fechamento vai ser com chave de ouro, com direito a mundial de Newaza (luta de solo), mudansha (até faixa marrom), além dos tradicionais kata e shiai, nas modalidades individual, open e equipes.


E a FIJ?
Pois é, a FIJ resolveu que o atleta pode ser máster na idade, mas está apostando na disposição deles. Além do mundial na Hungria, o "Circuito Mundial Grand Masters" vai ter agenda cheia, incluindo torneios continentais abertos, como o GM (Grand Masters) da Ásia, o da Oceania, o Europeu e o Africano. No calendário oficial já divulgado pela FIJ, não está postado o Panamericano, mas o presidente da Federação Gaúcha, Carlos Eurico Pereira, anunciou no ano passado a realização do Pan da FIJ em Porto Alegre este ano.


Quer mais?
Pois saibam que as novas regras já serão aplicadas, o Golden Score terá um minuto para todas as classes de idade e os vencedores levam para casa, além da medalha, um diploma.

Proposta!!!
Já que teremos dois mundiais chancelados pela FIJ, sugiro uma acariação entre os vencedores de cada categoria, em um mega evento organizado pela Federação Internacional. Caso contrário corremos o risco de ficar discutindo para o resto da vida quem foi o Campeão Mundial Máster de 2010, assim como a eterna briga entre Flamengo e Sport pelo título brasileiro de 1987!

Então é isso?
Bom, se tem uma coisa que aprendemos nos últimos anos em se tratando de negociação entre World Masters e FIJ é que, a qualquer momento, em qualquer lugar, tudo pode acontecer...

(Por Fred Guerra)

0 Comments: