segunda-feira, 8 de março de 2010

Nova Regra tira chance de ouro do Tocantins no Goiano de Judô

Kakuda, Arce e Guerra: Equilíbrio no Goiano 1ª etapa
A 1ª etapa do Goiano de Judô, realizada em Goiânia dia 06/03, foi seletiva de infanto-juvenil a sênior para o Brasileiro Regional. Como no máster não haveria seletiva, o tocantinense Fred Guerra (Ulbra/Judô Guerra) participou como convidado da etapa. "Quero fazer o máximo de competições antes do Regional e o quanto antes melhor. Assim me forço logo a "bater o peso" (66kg) e me adapto melhor às novas regras", comentou Guerra antes da competição.
E o desafio começou mesmo na pesagem. A balança só acusou 66kg meia hora antes do início das lutas, após incontáveis voltas agasalhado no gramado do Sesc Goiânia.
A categoria acabou por se mostrar, se não "a mais", uma das mais competitivas do fim de semana. Na chave, atletas como João Arce "China", bronze no Mundial de 2007, e Márcio Kakuda, atleta com passagens pelo Projeto Futuro Ibirapuera e pelo Japão, além de medalhas no Paulista sênior e no Panamericano de Maracaibo pela Seleção Brasileira Juvenil.
Entre Guerra e Kakuda, luta empatada, mas decisão na bandeirada em favor do paulista radicado em Goiás. Este por sua vez fez uma luta também sem pontos com João Arce, em que o "China" venceu por um yuko de punição. A decisão do ouro dependia então do confronto entre China e Fred. O tocantinense precisava vencer apenas por um yuko, o que "embolaria" os três, mas o atleta de Palmas ganharia nos critérios de desempate. Na metade da luta, uma combinação de golpes vista como irregular pelo trio de arbitragem eliminou o tocantinense do combate. Após a luta, assistindo a gravação, o diretor de arbitragem (Stacciarini) e o árbitro central (Frazon) concordaram que foi uma decisão equivocada e a luta deveria ter continuado. "Não importa a decisão", diz Fred, "os objetivos neste momento foram atingidos, inclusive ver que a regra é recente o suficiente para causar ainda muita confusão", conclui. No fim, ouro, prata e bronze foram distribuídos sem que nenhum dos atletas sofresse queda alguma em qualquer dos combates.
Segundo seu técnico (e recém eleito Presidente da Federação de Judô do Estado do Tocantins) Ton Pacheco, "o Fred mostrou amadurecimento, levando uma luta dura para o hantei (bandeira) e lutando de igual para igual com atletas de nível técnico muito elevado". E concluiu: "E é mais uma medalha para o Tocantins".
Com a medalha de bronze, Guerra marcou 20 pontos no Ranking Tocantins 2010.
(Ascom Fejet)

0 Comments: