segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Concluído ciclo de palestras e treinamentos com o Sensei Paulo Duarte

O Judô tocantinense recebeu na última semana o Sensei Paulo Duarte, técnico do Campeão Olímpico Rogério Sampaio (Barcelona 92) e de Leandro Guilheiro, bronze em Atenas e Pequim.
O treinamento de verão (shochu-gueiko) foi iniciado com a palestra motivacional "Os caminhos da confiança", na auditório da Ulbra de Palmas, no sábado, 24/07.

Já no domingo pela manhã foi iniciado o treinamento de campo no dojô Aurélio Miguel (cedido pela Ulbra) quando 108 judocas de oito associações palmenses, duas do interior do Estado, uma de Minas Gerais e duas de São Paulo puderam receber os ensinamentos do professor.
Felipe Landgraf, judoca revelado no Tocantins e que hoje representa o Esporte Clube Pinheiros-SP, decidiu perder a primeira semana de aulas na capital paulista para poder atender ao treinamento. "Mesmo treinando em São Paulo, onde encontramos inúmeros professores de alto nível, não é sempre que temos a oportunidade de ter o sensei Paulo Duarte cinco horas por dia durante uma semana nos ensinando e tirando nossas dúvidas", conta Landgraf, que adiou o retorno das férias com o apoio do pai, Marcos Landgraf, que também participou do treinamento.
Shochu-gueiko
Cedido à Federação de Judô do Estado do Tocantins - Fejet - pela Federação Paulista de Judô, Paulo Duarte ministrou 35 horas de treinamentos que incluiram iniciação esportiva, alto rendimento e formação de professores e instrutores. Segundo Aécio Lima, professor de Judô e educação física, "a passagem do sensei Paulo em Palmas mudou até a filosofia de treinos por aqui. Esta visita foi mais um dos divisores de águas do Judô no Estado".
E se até mesmo os judocas mais experientes se animaram com os encontros, imaginem as 200 crianças do Projeto Carrossel, do Sesc. Mais encantadas que elas, só mesmo o Sensei. "Foi tudo lindo aqui no Tocantins, mas por essas crianças eu não esperava... Fiquei realmente sem palavras", conta Paulo Duarte, visivelmente emocionado.

E o próprio Paulo Duarte teve a sensação de missão cumprida. "Eu estive aqui em 2004, logo após a formação da primeira turma de faixas pretas no Estado. Desta vez pudemos avançar bem mais nos detalhes técnicos, pois houve uma sensível evolução na qualidade dos atletas". O técnico destacou ainda o trabalho da Fejet nos últimos meses, com uma série de treinamentos, competições e intercâmbios, que geram comentários muito positivos nacionalmente sobre o Judô tocantinense.

Ciclo de palestras
Unindo filosofia, teologia e ensinamentos diversos acumulados em décadas de Judô, Paulo Duarte ministrou uma série de palestras motivacionais nos auditórios da Ulbra, do Sesc/Fecomércio e do Sebrae. Cerca de 450 pessoas puderam aprender sobre confiança, superação, fé e planejamento, itens que foram primordiais na "Saga de um atleta da vida", que precisou se reerguer após ter uma perna amputada aos 18 anos em plena carreira judoística. A mesma tragédia que tomou um atleta do Judô nacional, acabou por presentear o Brasil com um dos seus maiores estudiosos e renomados professores.



Para entrar em contato com o Sensei Paulo Duarte sobre palestras ou treinamentos, basta enviar email para senseipauloduarte@superig.com.br.

(Assessoria Fejet)

0 Comments: